TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

terça-feira, julho 11, 2006

Discutindo sobre mapas conceituais


Ontem, elaboramos um mapa conceitual sobre "Projeto" e hoje, cada grupo o apresentou ao "grande grupo" para reflexões/apontamentos sobre o processo/passos importantes de um projeto. Meu grupo (Karen, Jefferson e Dani) e eu tivemos, no início do processo, dificuldade em organizar as idéias. A princípio tudo me parecia muito confuso mas, com o desenrolar do processo conseguimos nos organizar, chegar a um consenso e também, a um esboço. Esboço porque depois de posteriores leituras consideramos que algumas alterações poderiam ser feitas para que o seu entendimento se desse de maneira clara e objetiva. Discutimos com o "grande grupo" sobre a desnecessidade da utilização da palavra: colaboração, já que, acreditamos que as palavras interação e colaboração, dentro da nossa proposta pareciam ter, se não os mesmos, significados muito parecidos.
O que me parece fundamental quando fazemos uso de uma mapa conceitual é que, ao elaborá-lo precisamos estar cientes que este será lido por outras pessoas e que, nem sempre estaremos juntos para explicá-lo. Assim, ele deve ser elaborado de forma clara deixando evidente o conceito a que nos propomos apresentar.

3 comentários:

Rosângela Menta Mello disse...

Olá, Fábio

Espero aprender novas ferramentas e tecnologias para compartilharmos com nossos colegas de sala de aula, conto com sua ajuda.

Um abraço.

Egle Marques disse...

É isso aí Jo... aprendemos se estamos inseridos no processo. Percebi que vários grupos, (inclusive o meu) não levou em consideração o leitor, o que dificultou a leitura dos mapas. Concordo quando vc coloca o leitor como elemento fundamental na elaboração dos Mapas. Espero aprender muito com vc... e contribuir se for possível. Abç

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu