TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sábado, julho 29, 2006

Interagindo com a turma

Estou aproveitando o final de semana para visitar os projetos, deixar meu comentário nos blogs dos colegas de minha turma e também, atualizar o meu blog. Durante a semana que passou acompanhei as discussões no fórum do Eproinfo e deixei também, as minhas contribuições. Alguns dos questionamentos lá apresentados também são meus questionamentos assim, o trabalho que lá está sendo desenvovido está sendo de grande valia. Sinto por muitos de nossos colegas ainda não terem deixado suas contribuições, se o fizessem com certeza o trabalho se tornaria ainda melhor.
Em minhas visitas aos blogs dos colegas, achei interessante a pesquisa realizada pela Elis sobre Professor articulador e orientador. Acredito mais no professor articulador já que o orientador me dá a idéia de um profissional que somente orienta, não incitando o aluno a criar e ir em busca de algo novo. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Talvez eu esteja tirando conclusões precipitadas.

7 comentários:

Rosângela Menta Mello disse...

Olá! Hoje consegui todos os textos postados no PROA 01, BIBLIOTECA, MATERIAL DO PROFESSOR. Ficou mais clara a proposta de PA. Sabe que realmente são tantos termos e teorias, mas se conseguirmos levar esta proposta de trabalho do PA, o professor poderá iniciar uma nova prática pedagógica, principalmente com a chegado dos laboratórios novos. Um abraço, boa semana.

Eduardo disse...

Oi Joseane!

Já fazia um tempinho que eu não vinha no teu blog... muito bom saber que ele continua progredindo bastante! ;-)

Em relação à questão que trazes sobre Professor Articulador e Professor Orientador... lembras quando debatemos o que é pesquisa, na semana presencial? Estávamos reduzindo um conceito bastante amplo a um instrumento, ou a uma pequena parte do que é uma pesquisa,certo?

Bom, ao ler que o orientador somente orienta, fui ao dicionário e vi que de fato a definição do Houaiss para orientador é bem pobre em relação ao que podemos discutir sobre o Professor Orientador em um PA.

Vamos conversar um pouco sobre o que entendes por Professor Orientador?

Só te dou umas idéias, a Suely, o Orivaldo e eu fomos, entre outros papeis, orientadores de vocês no PA durante a semana presencial!

Aguardo notícias!!! ;-))
Um grande abraço,
Eduardo.

Anônimo disse...

Olá Eduardo!
Que prazer receber sua visita! Já estava com saudades!
Veja que coisa! Às vezes publicamos algo em nosso blog e esquecemos que alguém pode ler...rs
De fato, como disse no fim de minha postagem, tirei conclusões precipitadas. Na verdade, a palavra orientador me parece um pouco limitada quando o assunto é Projetos de Aprendizagens e tudo o que ele proporciona. Não sei se tu (esse tu é em homenagem a vc!rs) conseguirá me entender. Vejo nos PAs um grande movimento de buscas, descobertas, partilha, questionamentos e, todo esse movimento, no nosso caso, foi instigado por vocês, professores do PROA. Continuo achando que vcs não estão só orientando, mas estão indo além... Consegues me entender?

Em uma de minhas buscas pela web, encontrei um projeto no qual, a Professora Bea e a professora Joyce falam sobre o assunto. Achei interessante o que elas escreveram em relação ao professor orientador:

"...constrói-se uma interrelação contínua e recíproca entre professores e alunos, a fim de reconhecerem os momentos em que podem envolver seu fazer e pensar específico ao que está sendo construído coletivamente".

Não achas que a palavra orientador é limitada se pensarmos na movimentação que os PAs são capazes de proporcionar?

Aguardo vc por aqui de novo!
Abração

Eduardo disse...

Oi Joseane!

Tenho certeza que tu vais me perdoar por demorar um pouquinho para te responder, mas eu venho viu!!!

Concordo contigo em relação ao grande movimento que acontece nos PAs e sem dúvida a frase que trouxeste da Bea e da Joyce é ótima! Na verdade ela é bastante densa também, podemos conversar muito sobre PAs a partir dela. Tantos conceitos interessantes estão ali!!!;-))

Sabe, estou achando muito interessante isso, como estamos acostumados com essa palavra e com o que costumamos ver em um orientador, ficamos em dúvida se de fato o orientador de um PA é "simplesmente" um orientador!
Realmente na orientação de um PA o professor assume muitos papeis, mas acho que o mais interessante agora é pensarmos no que consiste ser um orientador do um PA! Afinal, o que faz um orientador? Acredito que assim poderemos debater se esse é o termo mais adequado ou não, o que achas? Topas?

Um forte abraço,
Eduardo.

MARILIN CRISTINE SILVEIRA SCHICK disse...

Oi Joseane!
Sou da turma 1 de Jaraguá S/C. Não li o texto que a Elis referenciou em seu Blog, mas de acordo com as leituras que tenho feito neste curso, acredito que numa conceppção construtivista o PROFESSOR assume amplas funções como: articulador, orientador, incentivador, observador, avaliador,... É importante orientar - acompanhar e intervir na aprendizagem dos alunos, e também articular - integrar o processo que leva à aprendizagem.

Um abraço,
Marilin

Marli Fiorentin disse...

Querida Joseane!
Bom trabalho. Estamos quase no mesmo barco. Espero que no final saiamos inteirinhas e muito melhor. Grande abraço!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado