TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

terça-feira, julho 25, 2006

Resistência...

A resistência vinda dos profissionais da educação quando o assunto é a utilização da tecnologia em sala de aula é algo que me inquieta e me leva a constantes reflexões e questionamentos. Achei interessante os apontamentos sobre essa resistência apresentados pela autora do livro: Educação na Cibercultura, Andrea Cecilia Ramal. Ela apresenta e explana sobre os fatores que considera levar o professor a não utilizar o computador. Confira:
Resistência provocada por:
- insegurança;
- medo de danificar equipamentos de custo elevado;
- dualidade entre as condições da escola e dos alunos e as condições socioeconômicas do professor;
- preconceito contra o uso do computador por associá-lo à sociedade de consumo e ao caráter excludente da globalização;
- porque a tecnologia gera ou favorece a subversão das estruturas escolares rígidas e estáveis;
- receio da multidisciplinaridade que, literalmente, invade a sala de aula;
- em função da acomodação pessoal e profissional;
Pergunto... Será que alguma dessas "resistências" ainda nos prendem e impedem que acreditemos que a utilização da tecnologia em sala de aula pode ser um diferencial quando o assunto é o aprendizado de nossos alunos?

4 comentários:

Egle Marques disse...

Pois é, Joseane... creio que essas resistências só se acabarão quando o professor conseguir romper com o óbvio! E para que isto aconteça é necessário que que ele tenha mais autoconfiança e perca o medo de errar, mas principalmente o medo de OUSAR!Por isso o desafio de ensino por projetos.
Quando se trabalha com PA há que aparecer a coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes auto-impostas pelo próprio professor.
Estou feliz com a dinâmica e o espaço que este curso está proporcionando, tomara que possamos contribuir de fato para prática dos professores quando formos para a escola.

Anônimo disse...

Jo, acho que a maior "resistência" é na verdade a falta de oportunidade de acesso a essas tecnologias. Quando eles têm contato com elas e com auxílio, passam a ver o benefício e logo mudam de opinião (com raras excessões), eles precisam de um "empurrãozinho". Você já deu muitos nas oficinas de blog e viu o resultado. Pena que nem sempre conseguimos fazer isso.
Beijo!

Anônimo disse...

teste

Elis Regina Piffer Vebdramin disse...

OLÁ!
Joseane,resistências vamos encontrar sempre, principalmente com certos
"paradigmas" no corpo docente, porém se enfatizarmos a sua colocação em relação
aos alunos acredito que conseguiremos romper algumas "barreiras". Estou
confiante!!
AH!! Sei que és mestre em blog , no entanto parabenizo seu espaço!
Até mais!
Eis - Pr.