A resistência vinda dos profissionais da educação quando o assunto é a utilização da tecnologia em sala de aula é algo que me inquieta e me leva a constantes reflexões e questionamentos. Achei interessante os apontamentos sobre essa resistência apresentados pela autora do livro: Educação na Cibercultura, Andrea Cecilia Ramal. Ela apresenta e explana sobre os fatores que considera levar o professor a não utilizar o computador. Confira:
Resistência provocada por:
- insegurança;
- medo de danificar equipamentos de custo elevado;
- dualidade entre as condições da escola e dos alunos e as condições socioeconômicas do professor;
- preconceito contra o uso do computador por associá-lo à sociedade de consumo e ao caráter excludente da globalização;
- porque a tecnologia gera ou favorece a subversão das estruturas escolares rígidas e estáveis;
- receio da multidisciplinaridade que, literalmente, invade a sala de aula;
- em função da acomodação pessoal e profissional;
Pergunto... Será que alguma dessas "resistências" ainda nos prendem e impedem que acreditemos que a utilização da tecnologia em sala de aula pode ser um diferencial quando o assunto é o aprendizado de nossos alunos?
4 comentários:
Pois é, Joseane... creio que essas resistências só se acabarão quando o professor conseguir romper com o óbvio! E para que isto aconteça é necessário que que ele tenha mais autoconfiança e perca o medo de errar, mas principalmente o medo de OUSAR!Por isso o desafio de ensino por projetos.
Quando se trabalha com PA há que aparecer a coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes auto-impostas pelo próprio professor.
Estou feliz com a dinâmica e o espaço que este curso está proporcionando, tomara que possamos contribuir de fato para prática dos professores quando formos para a escola.
Jo, acho que a maior "resistência" é na verdade a falta de oportunidade de acesso a essas tecnologias. Quando eles têm contato com elas e com auxílio, passam a ver o benefício e logo mudam de opinião (com raras excessões), eles precisam de um "empurrãozinho". Você já deu muitos nas oficinas de blog e viu o resultado. Pena que nem sempre conseguimos fazer isso.
Beijo!
teste
OLÁ!
Joseane,resistências vamos encontrar sempre, principalmente com certos
"paradigmas" no corpo docente, porém se enfatizarmos a sua colocação em relação
aos alunos acredito que conseguiremos romper algumas "barreiras". Estou
confiante!!
AH!! Sei que és mestre em blog , no entanto parabenizo seu espaço!
Até mais!
Eis - Pr.
Postar um comentário