TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Medo e Ansiedade

Olá pessoal!
Já que o E-Proinfo está fora do ar hoje, aproveitei a empolgação e o resto do dia para realizar algumas pesquisas voltadas ao tema de nosso PA (Ansiedade X Alimentação) aproveito para compartilhar minhas descobertas de hoje...
No site da FAPERJ, encontrei uma reportagem interessante sobre o Medo e a Ansiedade, denominada pelo autor de: Pesquisadores fazem o raio x do medo e da ansiedade .
Achei interessante a maneira simples com que o Dr. Jesus Landeira Fernandes do departamento de psicologia da PUC, diferencia o medo e a ansiedade :
Nós estamos usando o medo e a ansiedade como sinônimos. A diferença de um para o outro é que, geralmente, quando você sente medo, sabe o que está te assustando. Já a ansiedade é diferente. A pessoa se sente ansiosa mas não tem consciência da causa”.
Concordo com ele. Temos medo de barata (medo ou nojo? rs), de aranha, cobra, escuro, altura e normalmente, ele aparece quando estamos diante da situação ou da "coisa" que nos amedronta. Já a ansiedade surge "do nada", chega sem pedir licença e quando menos esperamos.
Quer contribuir? Como você diferencia o medo da ansiedade? Existem pontos que podem ser considerados comuns entre estas duas sensações? (*sensações?)
* Vou continuar minha busca... Não fiquei satisfeita com a expressão sensação... Volto logo... ;-)

Um comentário:

Joseane Piechnicki disse...

Oi Lú!
Interessante a sua sugestão, vimos também o seu comentário na página do projeto. Vamos procurar saber mais sobre o "simpático". Será que ele é um dos vilões dessa história? :-S

Assim que tivermos novidades sobre ele registraremos na página do projeto.

Obrigada e bom fim de semana!
bjs