TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, agosto 11, 2006

PBWiki / Wikispaces

Acabei de concluir a atividade "INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO SOBRE O USO DE AMBIENTES E FERRAMENTAS" da Oficina de Aplicativos. Estava com algumas dúvidas quanto à utilização do PBWiki, no entanto, ao criar um espaço pessoal (http://joseane.pbwiki.com ) para fuçar, sem ter medo de estragar, :-) as dúvidas diminuiram. Uma coisa que não consegui descobrir é se existe a possibilidade de inserir links sobre as imagens, se alguém souber como fazer isso e puder me auxiliar eu agradeceria.
Ontem, tentei auxiliar a Rosângela a inserir o SideBar em sua página mas, não tivemos sucesso. Hoje, ao pesquisar alguns tutoriais da ferramenta, descobri que para inserí-lo basta criar nova página nominando-a como SideBar aí é só editá-la conforme a preferência :-D. Eu já conhecia alguns (algumas?) Wikis, estava me dedicando ao Wikispaces mas, confesso que estou encantada com o PBWiki.
Ao realizar uma comparação entre os dois percebo que o PBWiki, por permitir a edição em html, possibilita a inserção de muitos recursos dinamizando o ambiente, o deixando ainda mais atrativo e o mais importante, pode nos auxiliar a compreender um pouco mais sobre os códigos em Html, já que dependemos deles para realizar a edição.
Bom saber que temos várias opções... Depende somente do gosto do freguês ;-)
Ah! Boas novas! Conversei hoje com minha professora parceira. Ela quis saber quando daríamos início ao projeto na escola. Aproveitei para contar a ela que será um projeto de aprendizagem. Ela, mais que depressa disse:
- Que bom! Conheço o trabalho e acredito nele. Que bom seria se a escola toda adotasse essa metologia, ela dá resultado!
(Confesso que estou me sentindo aliviada! Fiquei com medo que houvesse resistência por parte dela ;-)).

9 comentários:

Eduardo disse...

Oi Joseane!

Acabei de te deixar um recado lá na nossa conversa!

Indiquei a nossa conversa para a Marilin, uma colega de SC. Se conseguires dá uma passada lá também!

Um abraço,
Eduardo.

Joseane Piechnicki disse...

Lú,
Não sei se você entendeu sobre a minha dúvida, mesmo assim, também vou explicar melhor ;-). Assim... Na nossa página do projeto (http://proavirtualg51.pbwiki.com ) nós criamos o recurso chat, no entanto, gostaríamos que as pessoas ao clicarem na imagem chat fossem direcionadas a sala, entende? Como não conseguimos, criamos um link logo abaixo da imagem: clique aqui! rsrsrs. A gente se vira como pode ;-)
Tentei com as suas instruções e ainda não consegui...:-( Mas não desisti...;-)

Sobre o chat, infelizmente não aconteceu, mas vamos tentar agendá-lo para esta semana.
Bom fim de semana para ti!
bjs

Joseane Piechnicki disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Joseane Piechnicki disse...

Olá Eduardo!
Não me importo que você demore para aparecer, mas quero que, sempre que possível, apareça! ;-)
Li sua contribuição e informo que aceito o desafio ;-). Vou pensar sobre isso esta semana e logo darei novas contribuições. Que bom que envolveu a Marilin a nossas discussões! ;-)

Um abraço,
Bom final de semana!

Eduardo disse...

Oi Jo!

Acabei de ver como vocês fizeram o link e a imagem no wiki, acho que deu quase certo!
Tenta inverter. Abre a tag (<), faz o link, fecha a tag (>), daí abre de novo e coloca a imagem, fecha e fecha o link, aquele /a que vocês fizeram!!!
Tenta e vê se funciona!

Sei que ficou horrível isso aqui, mas acho que, considerando o que vocês já conseguiram fazer no html, até dá pra entender!

Mais uma coisa... sempre que tiveres dúvida sobre algum código em html, procura uma página que tenha o que tu queres e vai em exibir -> código fonte. Pode ajudar bastante!

Um abraço,
Eduardo.

Anônimo disse...

Oi gente (Eduardo e Lu)!
Agora sim.. rsrsrs
Deu certo! Consegui inserir o link sobre a imagem :-D
Obrigada pela força!

Rosângela Menta Mello disse...

Legal, também consegui criar minha página, mas é muito código para cabeça da gente.
Um abraço.

Suely S. disse...

Olá, Josiane
Vejo que estais dando jeito nas tuas curiosidades... rsrs Que bom!
Mas, como a está a ansiedade? rsrs e quanto as leituras e relação ao desenvolvimento de PAs, tudo certinho? Ah... adorei que vc conseguiu uma boa parceria, este já é um bom início. Bjs. Suely

Jozemar Robassa Júnior disse...

comecei a postar sobre a história da tv se quiser ver
www.proavirtualg56.pbwiki.com