TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Teorias...

Passei a semana refletindo sobre a atividade 3 do Proa 6 e coloquei minhas considerações lá mas parece que ainda não estou firme em minha proposta. Estou preocupada porque não estou conseguindo "me encontrar". Vejam: o projeto de aprendizagem deve partir do interesse do aluno, certo? E a linha que seguirei em minha monografia é a construtivista porém posso optar pela teoria que desejar pesquisar, não posso? Enquanto pesquisadora deverei orientar/ observar o desenvolvimento do projeto de aprendizagem que o professor parceiro irá desenvolver com seus alunos e relatar minhas percepções. Estas observações deverão ser relatadas em meu trabalho de conlusão de curso baseado na teoria que em breve será definida. O que está me deixando um pouco confusa é o fato de não conseguir associar a teoria de Piaget com a pesquisa que gostaria de desenvolver. Pelo menos pra mim isto não está ficando claro. Gostaria de enfatizar em minhas pesquisas o desenvolvimento da escrita e a forma que as comunidades virtuais podem contribuir para esse processo. Será que estou viajando? Estou fugindo da proposta do curso? Como fiquei insegura pensei também em Emilia Ferrero - Processo de construção da escrita. Estou estudando um pouco mais sobre ela e tentando verificar que conceitos podem ser abordados nessa teoria. Por enquanto estou só nas leituras e reflexões.

3 comentários:

Flávia disse...

oi, jo,
é realmente associar a teoria de Piaget num Pa tb é algo para se pensar pq ele trabalha com esquemas mentais , fases de aprendizagem e onde isso se encaixa nos projetos que parte da dúvida do aluno. mas deixo aqui uma frase de uma amiga:
o construtivismo baseia-se em construir em cima daquilo que o aluno já tem construído" ou seja a dúvida já é uma construção.
bom tb estou aqui procurando, devagando, me encontrando quem sabe um dia rssss
bjs

Joseane Piechnicki disse...

Oi Lú,
Eu entendo que Piaget tem tudo a ver com os PAs, afinal ele é o pai do construtivismo. A confusãozinha na minha cabeça se deve ao fato de eu estar em dúvida quanto o limite dessa pesquisa. Piaget é bem abrangente, não é? Sendo assim, estou preocupada em dar um foco a essa pesquisa, aí pensei em abordar as comunidades virtuais e o quanto elas podem auxiliar no processo de desenvolvimento da escrita, entende? Como os ambientes interativos são mais atraentes aos olhos de nossos alunos (e aos nossos também!rs)vejo neles fortes aliados principalmente para professores de língua portuguesa. É muito mais interessante e prazeroso escrever em uma Wki, ou em um Blog (ambientes que permitem a publicação e interação) do que em cadernos (objetos de certa forma passivos). Talvez esteja aí o segredo de fazer com que nossos alunos sintam prazer em escrever. Penso que eu iria me sentir feliz se conseguisse traçar uma rota mais ou menos nessa linha. Por isso pensei na Emília Ferrero que trata especificamente da escrita. To viajando? Dê-me uma luz Sta Lú! :-)

Suely disse...

Olá Joseane!! A escrita em ambiente virtual não necessariamente te leva a estudar Emília Ferrero... assim, terias que pensar em o queres responder em tua pesquisa? O que pretendes analisar? Pense nisto e aos poucos podemos ir te orientando para encontrar o teu caminho. Não precisas estudar todas as obras de Piaget para trabalhar em uma perspectiva de construção do conhecimento, mas obras que irão te ajudar a analisar o problema de pesquisa que elegeres... vá pensando... Bjs. Suely