TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

domingo, março 18, 2007

Planejando / Organizando ambientes...

Hoje as coisas começam a clarear. Depois de algumas conversar formais e informais, ao vivo e on-line eu e a professora Rosangela (turma 06) conseguimos organizar nossas primeiras ações em relação aplicação do PA (Projeto de Aprendizagem) no Colégio Estadual Wolff Klabin. A wiki já está dando os primeiros sinais de vida e o planejamento sofrendo alguns ajustes. Amanhã começaremos com a primeira turma. Estou bastante ansiosa, espero podermos desenvolver um ótimo trabalho.
O processo de organização / planejamento de todo o trabalho pode ser conferido no endereço: http://projetodeaprendizagem.pbwiki.com . Sugestões serão muito bem vindas...
Segue abaixo a primeira versão do planejamento:
IDENTIFICAÇÃO

Escola: Colégio Estadual Wolff Klabin - Ensino Fundamental, Médio e Normal
Curso: Curso de Formação de Docentes na Modalidade Normal para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Série: 4º ano - Turma Integrado - Matutino.


Projeto de aprendizagem - Turma A (Segunda-Feira - 13h30 às 17h30min)
Tutora: Sueli
Professora: Joseane Cíntia Piechnicki (Aluna do Curso: TIC´s na Promoção da Aprendizagem - turma 05)
Professora Parceira: Zélia Maria Gomes Mesquita

Projeto de aprendizagem - Turma B (Terça-Feira - 13h30 às 17h30min)
Tutora: Tânia Barbosa Salles Gava
Professora: Rosângela Menta Mello (Aluna do Curso: TIC´s na Promoção da Aprendizagem - turma 06)Professora Parceira: Maria Alice Piechniki Rogel

Cronograma de Atividades

19 e 20/03
Apresentação da proposta para o grupo de alunos e professores parceiros/convidados.
Leitura e discussão da HQ de Bil Watterson "O progresso científico deu Tilt" p. 42-53 e do texto
Projeto de Aprendizagem.
Passos para o PROJETO DE APRENDIZAGEM (PA)
Cada aluno levanta a sua questão de investigação.
Listar todas as questões de cada aluno no quadro de giz.
Os alunos escolhem com qual tema querem trabalhar, não sendo necessariamente o que propôs.
Formar grupos de 3 a 4 pessoas.
Reunir o grupo e registrar a questão central de investigação, os nomes da equipe, as primeiras dúvidas e certezas.
Elaborar um plano de trabalho para 4 semanas, respondendo: quando e como.
O grupo discutirá o encaminhamento da pesquisa, sendo importante a participação de todos nos foruns e chats, nas atividades de pesquisa e análise de dados, no uso das ferramentas propostas.
26 e 27/03
Iniciar as atividades reunindo o grupo para esclarecimentos das dúvidas e compartilhar as experiências.
Iniciar o trabalho com mapas conceituais, levando-os a compreender o seu significado, os objetivos e a montagem de mapas, através do programa cmap tolls 2.9 (versão possível de ser instalada em equipamentos antigos). Cada grupo elaborará um mapa conceitual do seu tema proposto.
Apresentação da ferramente wiki e acesso a um tutorial sobre o wiki, disponível em
http://proavirtualrs.pbwiki.com/dicas.
Registro certezas provisórias e das dúvidas temporárias.
Pesquisa em buscadores, por textos e imagens sobre o tema proposto.
Registro das atividades no diário de bordo do grupo - Blog

02 e 03/04
Reunião do grupo para apresentação e discussão das pesquisas realizadas, avaliação dos próximos passos.
Pesquisa bibliográfica e on-line do tema proposto.
Registro da pesquisa no wiki e das atividades realizadas no Diário de bordo.
09 e 10/04
Reunião do grupo para apresentação e discussão das pesquisas realizadas, avaliação dos próximos passos.
Sistematização das pesquisas realizadas e elaboração da síntese final do grupo no wiki.
Acesso e participação nas pesquisas dos demais grupos, no ambiente wiki, apresentando colaborações e registro das atividades realizadas no Diário de bordo.
07 e 08/05
Elaboração de mapa conceitual do grupo, apresentando os novos conceitos elaborados sobre o tema proposto.
Visão interdisciplinar e multidisciplinar do Projeto de Aprendizagem.
Discussão da viabilidades de aplicação do PA nas escola públicas.
Análise e avaliação das metodologias e softwares utilizados.
Finalização do PA na escola.

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